Cortes de cabelo à la Paola!

Dia de post cheio de fotos!!!

Em um dos meus dias cheios de cortes de cabelo, resolvi colocar alguns clientes-amigos na frente do computer e fotografar os passos da transformação.
Foi muito divertido! Com breja, risada e muitos cliques, valeu a farra!!!

O meu sistema é simples e um tanto lôko (yeahh!) para quem nunca viu esse método (sempre com navalha): eu corto o cabelo do jeito que a cliente senta na minha frente, ou seja, nada de lavar, fazer escova e coisa e tal. Por isso, os cabelos estão secos e do jeitinho que ele se comporta no dia-a-dia.

Desse modo eu consigo visualizar melhor os lugares que pertubam a pessoa, onde estão os volumes errados e como valorizar os certos. Simples: se eles ficarem bons desse modo “al natural”, ficarão ainda melhor quando forem modelados!

Outra coisa é que fica muito mais fácil da cliente entender que algumas referências de cabelo (que ela traz para eu ver) não servem para o tipo de cabelo dela.

Por exemplo: ela viu um cabelo lindo, super liso e chanel… mas, olhando para o cabelo dela como está, entenderá que os cabelos cacheados e muito grossos não ficarão nada parecidos! Nem se fizer progressiva!!!

As correções ficam claras para ela e para mim… um acordo perfeito para um resultado feliz!

Outra coisa para levar em conta é o estilo de vida e personalidade. Por isso eu não sou muito ligada à essas teorias de visagismo. Não dá para teorizar muito quando cada um é um! Eu gosto da prática, do depoimento dela e do feeling que ela me passa. São (de novo) as entrelinhas que sempre martelo em falar aqui no blog.

Voltando à farra, peguei um dia que tinha um cabelo longo, um masculino e um cabelo de comprimento médio para cortar.


Bizóia as fotos:

CORTE MASCULINO

Esse é o ANTES do Leo. Dois meses sem cortar cabelo… deu para sacar, né?

Isso não é problema porque eu gosto quando as pessoas demoram um pouco mais para cortar, assim eu tenho mais juba para trabalhar! Uhauha!

O cabelo dele é fino mas, quando tem o corte mais desfiado (que a navalha dá), ganha uma textura interessante.

Na foto dá para ver: o problema do extra volume lateral (estilo Bozo) e logicamente, topo do cabelo grande.

Ataco primeiro nos lugares problemáticos e depois acompanho o comprimento no restante da cabeça.

Procurei fazer um corte mais curto porque ele demora mais para voltar, então vou dar uma ajudinha para ele. Porém, como o cabelo é fino, não pode exagerar!

Depois que terminei o corte, vem a modelagem só com produto (ainda não tenho um lavatório comigo… AINDA! Huuummm…).

Se você tá fera na leitura do blog, já aprendeu que cabelo fino não combina com pomada, certo? Então SPRAY é o que há!!!

Aplico o spray enquanto bagunço as mechas com os dedos para o efeito navalhado apareça e dê forma.

Olha o Leo tímido no DEPOIS!

Ele gosta de um topetinho na parte de cima… tá, respeito! O que vale é ele sair feliz também, né?

Agora o Leo de frente se exibindona careta! Ele é dos meus, hã?! Uhauhauha!!!


AGORA O CABELO LONGO…

Essa é a Juliana (minha Jujuba) no ANTES mostrando o look Samara de terror! Rola fazer o filme “O Grito”, hã?!

Nossa relação com o cabelo da Jujuba é muito gostosa: há um tempinho ela cortou chanel com franja (acredite que ficou muito fashion!) mas ela lutou um pouco com a modelagem do corte (trabalho que eu odeio passar para as clientes).

Já fizemos cortes médios… lôkos… piração! Daí ela passou por um tempo de quarentena, desencanando da navalha para deixar o cabelón longo. Ela tava curindo o look mas… chegou um ponto que não deu mais!

Jujuba é muito enérgica, trabalha em produtora de video e tem uma vibe muuuito jovem (apesar de algumas pessoas serem jovens, nem sempre têm essa vibe… é de personalidade).

Não combina com ela um cabelo pesado e sem recortes. Pode ser longo mas tem que ter história para contar! Fora que a textura bonita do cabelo dela fica toda embaixo, perto das pontas… e perto do rosto fica um chapado “nada”. É a beleza natural dos cabelos no lugar errado.

A idéia é repicar! Pontas bem desfiadas e trazer essa iformação de textura para perto do rosto dela.

Usei ângulos diferentes com a navalha para conseguir o efeito que queria, nos lugares que queria.

As laterais são super importantes! Vão dar o ar e o movimento do corte.

Desfio sem tirar muito o volume do cabelo. No cabelo da Jujuba dá para trabalhar tranquilamente porque ela tem bastante!!!

A frente é o local mais pesado (no caso dela), então a atenção é especial… até a franja.

De novo a frente…

Atrás para dar o repicado geral, que sai desde cima do cabelo…

Finalizo com os retoques de lateral junto do comprimento. Aliás, não mexi em nada no comprimento dela.

Olha a Jujuba já no rock!!! O espírito até muda, hã??

Tã-nan!!! Jujuba no DEPOIS!!!

Cabelos repicados, pontas desfiadas e com moldura de rosto agora!

Franja longa e tudo mais! :-)

Aqui Jujuba e Leo comigo! A gente se joga mesmo!!!


COMPRIMENTO MÉDIO

Essa é a fofíssima Joana! Sorrindo até no ANTES!

Cortamos o cabelo faz uns meses e acho a juba dela incrível! Tem uma cor linda (natural, babei!) e uma textura de fio incrível!

Ela tem bastante cabelo, fios não muito grossos (mas não são finos) e com volume. Por todo esse conjunto da natureza, o corte dela fica lindo por meses… chega a chamar atenção nos lugares (disse ela! Mas é fruto também das qualidades dela!).

Em cima já tava pesado e, de novo, a textura bonita ficou toda embaixo.

Olha a Jô no DEPOIS!!!

Como o clima agora é deixar o cabelo dela crescer no comprimento retirei muito pouco (1 dedo e meio), só o suficiente para dar harmonia ao corte.

Resumindo, a Jô ficou assim: repicada (como ela ama), com volume e com Studioline para modelar!


**Minha teoria de deixar o cabelo crescer é não cortar o comprimento.

Acho muito relativa essa história dos “2 dedinhos” para dar força. O que rola é ter que cortar se a ponta estiver seca, o que significa duas coisas: ou o cabelo não aguenta ser comprido (nos casos dos muito finos) ou a pessoa não cuida direito dele!

Por isso eu sempre falo: quer deixar o cabelo crescer? CUIDE DELE! Hidrate, use creme de proteína e bons produtos para ele aguentar. Se a ponta “esturricar”, vai ter que cortar esse podrinho…

Esse foi o relatório “taca-navalha” de um dia salpicado com dicas para você!!!

Agora se joga!

:-)

Beijinhos 1000
PAOLA

  • Flavia

    Paola, vc é fera, sou sua fã, adoro seu blog.
    Tô começando agora na área de cabeleireira, ainda não sei fazer cortes loucos nem diferentes, mas tô amando!
    No seu blog aprendi muita coisa q não vi no curso de maquiagem, viu?
    Bjocas

    http://makeup-ink.blogspot.com

  • PAOLA GAVAZZI

    Que bom, Flá!!!

    Fico super feliz! Obrigada pelos elogios, linda!

    Bjs!!

  • Juan Alves

    Nossa, esse foi um dos melhores posts que já li aqui! A participação do pessoal foi bem bacana, ri demais! ahuhauahau Arrasou com sempre Paola!!!

    Bjo!

  • Juju

    Paolaaaaaaaaaa
    COMOFAZ pra jogar minhas madeixas nas suas mãos e navalha???

    :D

    Sou fã do blog, leio sempre, sempre, sempre!!!

    Beijão!

  • Ana Sasso

    Paolaaa, como faz pra cortar o cabelo com você? Depois dessas fotos e do super relatório sobre cabelo x estilo de vida, acho que só você pra cortar meu cabelo e me agradar! Hahahaha

    Tu fica em SP?

  • Stephanie Martins

    Paola, sou sua fã! HSuahsuahsa Adoro o jeito que vc corta, tda trabalhada na navalha e fica tudo lindo! Você é shoooow, parabéns!

    Beijo!

  • Miih

    Vc é perfeiiitaa'
    Dimais vc Paolaa'

    BjOo lindonaa
    amo seu blog'

    Dá uma visitinha no meu tem varias coisas sobre make lá tbm vê se vc gosta e me aprova hehe'

    http://soasmulheres.blogspot.com

  • Lua

    QUERO QUE VC CORTE MEU CABELO, como faço? haha
    ameei os cortes e adoro seu blog.

    bjoos

  • Bel

    aaah, amei >< eu tenho cabelos fininhos, bem pouco e compridãaao…e sou doida pra fazer um corte bem tchans assim pra modernizar, considero até cortar (bem)mais curto…mas me diz onde fica a coragem de entregar minhas madeixas na mão de alguém? =P tou que nem as colegas aqui, queria saber COMOFAAAZ pra me submeter à navalha mágica de Paola Gavazzi, ou se vc tem alguém pra indicar em curitiba city ;D beeijos, seu blog é o máximo! (especialmente suas fotos com caretas e jogando os cabelos, ^^)

  • speechbubble

    liiindos cortes! to super impressionada, seriao! (nao que eu nao acreditasse na sua capacidade, ja que sabe muito e da dicas otimas, mas vendo eh outra coisa, neam) to pensando seriamente em entregar meus cachinhos a voce, quando eu estiver por ai mando e-mail e pergunto tintim por tintim (:
    aaah sim! aproveitando que finalmente vou deixar um comentario, to ha cerca de 1 mes fazendo aquele tratamento que voce falou num post, de usar shampoo de limpeza, shampoo de tratamento, mascara e tals. nossa, ta dando muuuito certo! meu cabelo nunca pareceu tao bem tratado (ta, a fase de quando eu era criancinha nao conta hahaha)
    parabens pelo blog! amo passar por aqui e aprender sempre alguma coisa nova, sempre com essa sua simpatia que super faz o blog! :D

  • Geovana

    Nossa vc tem um vocação para cortar cabelos incrivel, nossa como eu sinto falta desse tipo de profissional por aqui, em Criciúma/SC. Vc é uma verdadeira Hair Stilist com certeza, sabe o que fica bom pro cliente e dá dicas, para só saber cortar cabelo não garante sucesso nenhum. Nossa amo teu blog e continue dando dicas para nós pobres mortais. :D
    bjs

  • Clarissa

    haahha muito legal! quero q tu corte o meu tb!!! abraços

  • katiane

    Paola sou tua fã!!!
    Adorei as dicas de hj(como todas as outras),mas em especial as de corte já que estou começando na profissão e nunca fiz e nem tive a oportunidade de ver alguém fazendo, então quando tiver outras oportunidades(cabelos rsrs) mande dicas e essas fotos que são incríveisss!!!
    beijo super grande!!! Katy

  • Eveline

    Arrasou, MAS, vc nao abordou os cortes em cabelos crespos, quasee ngm aborda e eu fico murchinha com os meus cabelos crespos e com o corte "retao" pois todo cabelereiro dita "cabelo crespo nao pode corta mto se nao da volume.."

  • amarina

    Ai Paola,
    quero cortar o cabelo com vc!!!
    Seu blog tá no meu favoritos já tem tempo… Se alguma amiga tem duvida de alguma coisa que vc já postou, link nelas… Sou viciada e assumo, td dia entro pra ver o que tem de novo e sempre que dá compro alguma coisinha nova pra experimentar.
    Obrigada por ter tanta disposição pra nos ajudar!!!
    Bj bj bj.

  • Flávia Capelli

    Oii Paola
    Caramba se vc morasse perto eu juro que ia amanha mesmo cortar o cabelo com vc igual dessa menina jujuba , genteee ficou incrivelmente lindoo , a vou cortar igual , vou levar a foto na cabeleireira e pedir esse cortee , que lindoo.
    Por isso que passo sempre por aqui , gosto muito dos seus posts;
    OLha te indiquei la no meu blog , tem selinho pra vc lá ok.
    bjo até mais
    sucesso sempre

  • Paula

    Olá Paola, achei show este teu post sobre os cortes de cabelo serem feitos do jeitinho que o cabelo é… sem lavar, molhar e depois fazer aquela escova divina, que, quando a gente sai do salão fica lindaaaaaaaaaaaaaa… mas quando lava de novo e vai fazer em casa, credo, que caca, o cabelo parece que nem foi cortado como a gente queria.

    Montei um blog e peço permissão para poder colocar o link desse post no meu blog, assim a gente ajuda a passar adiante essa sua idéia fantástica.
    O endereço do blog é: loucasporcabelos.blogspot.com

    Beijão.
    Paula

  • Maria

    Po, Paola, libera ai e faz uma essao corte pras suas fas aqui do bloguito!!! Voce tambem podia aproveitar e esquematizar um curso de make!
    bjs, amei esse post!

  • PAOLA GAVAZZI

    Queridas e queridos!

    Que bom que gostaram do post!!!

    Por enquanto não estou antendendo novas clientes por falta de estrutura mas estou trabalhando em algo bem bacana para vocês para atender um dia à todas (os)!!!

    Terão muitas novidades ainda esse ano, será um banho de beleza!!!

    Não mostrei cabelos crespos pq no dia, não tive ninguém com esse tipo de cabelo. Quando minhas clientes crespas (ou onduladas) forem cortar cabelos, fotografarei novamente, ok?

    :-)

    Beijinhos 1000
    PAOLA

  • Carminha

    Oi Paola, estive sem postar por quase 3 meses, mas agora estou de volta e vim conferir seu blog!
    E parece loucura, pois estou querendo cortar os cabelos e vi que posso fazer um corte como esse dos cabelos de tamanho médio, amei! Vou fazer isso!
    Bjokas

  • Raul

    Eu quero q Paola corte meu cabelooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo…

    rsrs…
    ^_^

  • Samara

    Porque voce nao faz um post
    com cabelos cacheados ?
    adoraria ver como ficaria…
    o cabelo enrrolado tambem se corta
    a seco?
    Tudo de bom !
    Beijos

  • belaseabencoadas

    paolaaa…que fera heinnn
    eu aqui com meus cabelos pra cortar…fiquei morrendo de vontade de passar pela sua navalha…
    parabens gata

    bju

  • olivia

    Paola,
    Quem me dera que morasse em Portugal. Detesto os cortes de cabelo repicados que fazem por cá. Já mudei de cabeleireiro 100 vezes :( e fica sempre mal. Adorei o repicado que fez no cabelo longo.
    beijos
    Olívia

  • Val Soares

    Ficaram liiiindos!!!! Parabéns!!! :D

  • Erika

    Quero cortar meu cabelo com você tbm!E ele é complicado viu,franja bem crespa,cabelo ondulado/cacheado,com muiiito volume é uma juba!

  • Danielle Moura

    Paola querida,adoraria que você desse dicas de corte para cabelo liso e ralo que é o meu caso, gostaria de truques para dar volume e movimento, infelizmente não encontro profissionais que acertem com meu cabelo, abraços, Paz!!!

  • karla jordana

    tinha que ter de cabelo cacheado ne ! :D

  • http://paolacortesmakeup.blogspost.com.br/ Jaqueline Oliveira

    Ameiii simplesmente linda a sua pagina parabénsssss!!!!!
    bjokas

TDM no Facebook

Bafons por email

Cadastre-se e receba os babados via email:

Twitter Bafônico

Arquivo TDM

#FAMILIATDM

 

Linke autoestima!

© TRUQUES DE MAQUIAGEM

Todos os Direitos Reservados

Proíbimos plágio/cópia sem créditos e link em conteúdo autoral.

2nd